Violência sexual e sexismo linguístico: Das tramas da literatura obrigatória de vestibular à realidade

Autores/as

  • Maria Regina Momesso CTI/FEB/UNESP
  • Karen Karen Wellen da Silva Beltrame Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán - FEB – Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP).
  • Sandra Ssu Ying Chen Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” - FEB – Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Gabriela Rohrbacker Medeiros Longo Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” - FEB – Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palabras clave:

Linguística, Violência, Gestão de pessoas, Sexismo, Colegial, Engenharia.

Resumen

A literatura obrigatória para os vestibulares nos trazem temas e problemas a serem pensados, tais como a violência sexual e sua naturalização e/ou seu silenciamento, os quais são presentes no cotidiano escolar, seja no ensino médio, técnico ou nas engenharias.   O objetivo foi analisar discursivamente o romance Til de Alencar com o intuito de se perceber as relações sociais sexuais equivocadas que geram o sexismo linguístico e a violência, as quais se fazem presentes tanto na ficção quanto na realidade. O estudo é bibliográfico e qualitativo. Metodológica e teoricamente se assentou na análise de discurso francesa, especialmente, os estudos foucaltianos sobre o discurso, a literatura e relações sociais de sexo na escola e no mercado de trabalho. Os resultados apontam que o sexismo linguístico que provoca a violência na literatura, não se difere daquele praticado no âmbito escolar. Há necessidade de se pensar a gestão de pessoas e como as relações sociais de sexo interferem no âmbito escolar. A Educação Linguística poderia ser o primeiro passo para melhorar as relações entre as pessoas e essa implica saber se expressar, ter consciência de que os efeitos de sentido das palavras que proferimos podem gerar a cura, o adorno ou a morte.

Biografía del autor/a

Maria Regina Momesso, CTI/FEB/UNESP

Doutora em Linguística e Mestre em Comunicação pela UNESP, Graduada em Letras pela ITE, Araçatuba, SP. Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Sexual da UNESP, Araraquara, SP, da Graduação da FIB, Bauru,SP. Docente do ensino médio-técnico do CTI-UNESP, Bauru, SP. É líder e pesquisadora do GESTELD/UNESP (Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos e membro do GEPALLE/USP (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento).  Apresentadora e produtora do Programa de TV Educativo Diálogos do Saber da TV FIB.

Karen Karen Wellen da Silva Beltrame, Col?gio T?cnico Industrial ?Prof. Isaac Portal Rold?n - FEB ? Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Discente do 3º ano do Ensino Médio e Técnico de Informática, Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán - FEB Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Sandra Ssu Ying Chen, Col?gio T?cnico Industrial ?Prof. Isaac Portal Rold?n? - FEB ? Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do 3º ano do Ensino Médio e Técnico de Informática, Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán - FEB Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

 

Gabriela Rohrbacker Medeiros Longo, Col?gio T?cnico Industrial ?Prof. Isaac Portal Rold?n? - FEB ? Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do 3º ano do Ensino Médio e Técnico de Eletrônica, Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán - FEB Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

 

Citas

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Publicado

2018-11-13

Número

Sección

Engenharia de Produção