Violência sexual e sexismo linguístico: Das tramas da literatura obrigatória de vestibular à realidade

Autores

  • Maria Regina Momesso CTI/FEB/UNESP
  • Karen Karen Wellen da Silva Beltrame Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán - FEB – Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP).
  • Sandra Ssu Ying Chen Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” - FEB – Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Gabriela Rohrbacker Medeiros Longo Colégio Técnico Industrial “Prof. Isaac Portal Roldán” - FEB – Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Linguística, Violência, Gestão de pessoas, Sexismo, Colegial, Engenharia.

Resumo

A literatura obrigatória para os vestibulares nos trazem temas e problemas a serem pensados, tais como a violência sexual e sua naturalização e/ou seu silenciamento, os quais são presentes no cotidiano escolar, seja no ensino médio, técnico ou nas engenharias.   O objetivo foi analisar discursivamente o romance Til de Alencar com o intuito de se perceber as relações sociais sexuais equivocadas que geram o sexismo linguístico e a violência, as quais se fazem presentes tanto na ficção quanto na realidade. O estudo é bibliográfico e qualitativo. Metodológica e teoricamente se assentou na análise de discurso francesa, especialmente, os estudos foucaltianos sobre o discurso, a literatura e relações sociais de sexo na escola e no mercado de trabalho. Os resultados apontam que o sexismo linguístico que provoca a violência na literatura, não se difere daquele praticado no âmbito escolar. Há necessidade de se pensar a gestão de pessoas e como as relações sociais de sexo interferem no âmbito escolar. A Educação Linguística poderia ser o primeiro passo para melhorar as relações entre as pessoas e essa implica saber se expressar, ter consciência de que os efeitos de sentido das palavras que proferimos podem gerar a cura, o adorno ou a morte.

Biografia do Autor

Maria Regina Momesso, CTI/FEB/UNESP

Pesquisadora e docente permanente da Pós-Graduação em Educação Sexual da UNESP, Araraquara, SP. Docente de Língua Portuguesa, Literatura e Redação Técnica do CTI-FEB/UNESP de Bauru, SP. Coordenadora e Gestora do Projeto do Observatório da Educação "Linguagens, Códigos e Tecnologias: práticas de ensino de leitura e escrita na Educação Básica", vinculado ao Programa do Observatório da Educação e fomentado pela CAPES/INEP/MEC e OBEDUC. Apresentadora e produtora do Programa Educativo de TV "Diálogos do Saber" da TVFIB. É Doutora em Letras (Lingüística) pela UNESP de Araraquara,SP e Mestre em Comunicação e Poéticas Visuais pela Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação Bauru pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) UNESP de Bauru,SP. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Araçatuba (1989).Tem experiência na área de Linguística, Educação, Educação Sexual, Comunicação e Tecnologias Educativas com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: analise de discurso, discurso e sexualidade, identidade, práticas discursivas, de leitura e escrita, tecnologias educativas, redes sociais e cibermídia.

Karen Karen Wellen da Silva Beltrame, Col?gio T?cnico Industrial ?Prof. Isaac Portal Rold?n - FEB ? Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Discente do 3º ano do Ensino Médio e Técnico de Informática, Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán - FEB Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Sandra Ssu Ying Chen, Col?gio T?cnico Industrial ?Prof. Isaac Portal Rold?n? - FEB ? Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do 3º ano do Ensino Médio e Técnico de Informática, Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán - FEB Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

 

Gabriela Rohrbacker Medeiros Longo, Col?gio T?cnico Industrial ?Prof. Isaac Portal Rold?n? - FEB ? Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Discente do 3º ano do Ensino Médio e Técnico de Eletrônica, Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán - FEB Bauru, SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

 

Referências

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Engenharia de Produção