Importância de ensaios geotécnicos em obras de pequeno porte: uma abordagem estatística multivariada
Palavras-chave:
Análise estatística multivariada, ACP, ACM, SPT, Fundações, patologias em construção civil, sondagemResumo
A inexistência ou ineficiência de estudos dos solos são as principais causas de patologias em obras de fundações. Este trabalho visa avaliar o emprego da investigação geotécnica em obras de pequeno porte, analisando a viabilidade econômica de sua execução e as circunstâncias que motivam a sua não realização. Os dados foram coletados de 17 obras na região metropolitana de Campinas/SP, e analisados por técnicas de estatística multivariada. Para avaliação dos dados quantitativos foi utilizada a análise de componentes principais e para os dados qualitativos foi utilizada a análise de correspondência múltipla. Os resultados permitiram identificar características das fundações determinadas pela presença ou ausência do estudo preliminar do solo. Além disso, foi constatada uma estreita relação entre a realização de ensaios geotécnicos e a presença de um responsável técnico pela obra, reforçando a importância de um profissional capacitado e com conhecimento técnico para orientar e exigir a realização de ensaios geotécnicos. Os resultados reforçam a importância do conhecimento do solo para uma construção, independentemente de seu porte, evitando transtornos posteriores e gastos suplementares com tratamentos de patologias.
Referências
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 12721: Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edifícios Procedimento. ABNT, 2006
LANDIM, P.M.B. Análise estatística de dados geológicos multivariados. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LOGEAIS, L. La Pathologie des Foundations. Paris: Edition du Moniteur, 1982.
MILITITSKY, J.; CONSOLI, N. C.; SCHNAID, F. Patologia das fundações. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.
SILVA, D. A. Levantamento de problemas em fundações correntes no estado do Rio Grande do Sul. 1993. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993.